quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Avaliação Nacional dos Vinhos 2012

Impecável!
Esta é a palavra que melhor descreve a organização da Avaliação Nacional dos Vinhos, evento realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) há 20 anos em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Esta festiva edição aconteceu no dia 29 de setembro, no Centro de Convenções do Pavilhão de Eventos da Fenavinho.
O evento não se propõe a ser um concurso, mas promover o vinho brasileiro e avaliar a qualidade e a representatividade da safra. Nesta que é a última etapa de várias avaliações, são degustadas às cegas 16 vinhos em cinco categorias: brancos finos secos aromáticos, brancos finos secos não aromáticos, tintos finos secos jovens, tintos finos secos e base para espumante.



As amostras são disponibilizadas pelos produtores e avaliadas ao longo de várias semanas. Nesta safra de 2012 foram 387 provenientes de 70 empresas de todas as regiões produtoras do Brasil. Deste montante são selecionadas as 30% mais representativas, 118 vinhos este ano, cujos produtores recebem ao final do evento um certificado de vinho representativo da safra. Destes 30% saem as 16 amostras que participam do evento final, degustadas e comentadas por 16 especialistas, brasileiros e estrangeiros. Ao final da degustação as vinícolas são reveladas.
Todas as amostras são retiradas pessoalmente pelos avaliadores, convocados pela ABE, que lacram os tanques ou barricas de onde foram retiradas. Esse procedimento é feito para garantir que nenhum vinho seja modificado até que as amostras da degustação final tenham sido selecionadas, quando então os avaliadores voltam às vinícolas para recolher, dos mesmos recipientes, os vinhos que serão provadas por todos os participantes durante o evento.


Mais de 800 pessoas participam ao mesmo tempo da degustação, que registram em uma ficha individual sua análise do vinho e sua nota, que pode ser comparada com a média dos degustadores convidados. Um dos pontos altos da organização do evento é o serviço do vinho, realizado por estudantes dos cursos de Enologia. É um espetáculo a parte ver aqueles jovens orgulhosos, todos uniformizados, entrando juntos no salão e servindo os participantes simultaneamente de forma que todos possam provar e acompanhar a degustação ao mesmo tempo que os componentes da mesa.





Os vinhos apontam para mais uma safra promissora, comemorada por muitos produtores como uma das melhores, podendo até mesmo se equiparar a de 2005, a melhor das duas últimas décadas.
Muitos esperam que uma grande safra gere vinhos potentes e encorpados, porém uma das grandes características dos melhores anos é o equilíbrio proporcionado por uma maturação plena de todos os elementos da uva de forma a gerar vinhos com acidez, álcool e taninos presentes e bem integrados. Em minha opinião a safra 2012 será marcada por este equilíbrio.
Entre os tintos chama atenção os bons resultados que estão sendo obtidos com variedades diferentes como Marselan e Teroldego. Muitos destes vinhedos, já com idades entre 8 a 10 anos e bem adaptados ao Rio Grande do Sul, estão gerando vinhos de boa qualidade e que trazem uma nova identidade para os vinhos brasileiros.


Um vinhedo de Marselan em floração

Os degustadores tiveram uma boa impressão da safra, dando notas que variaram de 87 a 92 pontos. Este ano o painel de degustadores convidados contou com a presença de especialistas da Argentina, Uruguai, Cuba, Itália, Portugal, Holanda e China, que se surpreenderam com o clima nada tropical do sul do Brasil, o que não esperavam encontrar.
Os resultados podem ser conferidos no site da ABE http://www.enologia.org.br/




Durante o evento são feitas homenagens a personalidades do mercado que se destacam como Amigos do Vinho Brasileiro. Um dos troféus foi para jornalista da Revista Adega, Silvia Mascella Rosa, uma profissional que vem se dedicando nos últimos anos a divulgar os bons vinhos brasileiros e que recebe agora um merecido reconhecimento por seu empenho.



Silvia agradeceu ao bom trabalho dos produtores e pediu a eles "Continuem fazendo história que eu vou continuar contando." 

Há mesmo tantas boas histórias ainda por contar!





2 comentários:

Lizete Vicari disse...

Sonia, parabéns pela clareza do teu belo texto!
Chorei ao ver os nossos novos enólogos no serviço do vinho, o vinho na verdade está sempre na mão deles!
Que São Vicente os proteja junto com quem cultiva este fruto divino!
Saúde sempre!

Bernardopina disse...

Além de cumprimentar cordialmente , comentei o seguinte :
Eu sou um amante do vinho , eu pertenço ao mundo do vinho , Chile Maule Valley, uma região onde os grandes vinhos são produzidos de renome .
Representar um Vineyard and Winery , SAN POLO , Mendoza , Argentina, fundada em 1930 , 4 gerações produzindo vinhos premium destinadas aos principais mercados da Europa, América do Norte e Ásia , com prêmios em competições internacionais .
Possuir , em Foz do Iguaçu, uma grande variedade de vinhos de minha coleção , muito interessado em vender vinhos melhor relação preço / qualidade e no Brasil e à procura de conhecer e fazer amigos em amantes do vinho Brasil, e explorar a possibilidade de analisar envolvidos neste negócio Eu ofereço desenvolver em conjunto com o parceiro no Brasil que eu estou procurando .
Eu tenho muito conhecimento sobre o mundo do vinho estou disponível para responder a quaisquer perguntas que você quer saber. Consultoria Engenheiro eu sou, então eu responder rapidamente com acesso imediato .
Para mim é uma honra e uma grande responsabilidade dos amantes do vinho de sócios no Brasil.
Meu e-mail é bernardomandiola@gmail.com , bernardo.mandiola skype para perguntas ou compartilhar conhecimento .
Eu cordialmente demissão ,
Bernardo Mandiola / CEO ICAL