quarta-feira, 30 de maio de 2012

Aprender a sentir o vinho



Começar a se interessar por vinhos é um caminho sem volta. Contagia todo aquele que deles se aproximam, convida a provar. E não demora a vir a vontade de fazer um curso, comprar livros, viajar, participar de grupos de degustação e até mesmo de confrarias.
Se me permitem uma opinião pessoal e profissional, acho que falta algo tão ou mais importante que tudo isso neste aprendizado: despertar e desenvolver a percepção sensorial. Uma sensibilidade mais apurada combinada com técnicas de degustação permitirão avaliar cada vinho como ele é e não simplesmente como um padrão aprendido.


Recebidos de graça quando nascemos, nossos sentidos são as melhores ferramentas para aprendermos a apreciar o vinho. Engana-se quem acredita não ter capacidade para sentir todos os aromas que esta bebida é capaz de oferecer. Somos todos munidos de uma memória olfativa, que se desenvolve mais intensamente durante a infância. Todo o cheiro, perfume ou aroma com o qual tomamos contato em nossas vidas vai sendo armazenado nesta memória. Que adulto não foi arrebatado por uma lembrança da infância ao sentir algum aroma que o fizesse lembrar do bolo da vó, da fruta que comia do pé, das férias na fazenda, do perfume do primeiro amor ou qualquer outra experiência agradável vivida na infância e adolescência?



É fato que vivemos num mundo onde somos bombardeados pelo apelo visual, então é preciso estimular os outros sentidos, sobretudo o olfato. Para isso não é necessário nenhum curso, basta apenas começar a cheirar o mundo, todos os dias.
Ir ao supermercado e a feira e cheirar os alimentos que se escolhe. Uma visita ao Mercado Municipal é um excelente exercício para descobrir ou despertar aromas de todo tipo de frutas, ervas, especiarias e tudo mais que por lá é oferecido. Que tal também visitar uma loja ou mercado de flores? Aproveitar as férias próximo a natureza para perceber os aromas das plantas, das árvores e aqueles escondidos no interior das matas.
O simples ato de cozinhar e comer pode ser muito estimulante. Cheirar os temperos, os ingredientes, a comida pronta e aproveitar para ensaiar combinações com diferentes vinhos. 
Em todas estas oportunidades vale também prestar atenção às cores e suas variações de tonalidades, às texturas e às sensações que nos provocam, seja ao tocar ou provar.




Se for difícil começar então vale a ajuda de um recurso como a caixa de aromas, uma seleção de essências do que mais comumente pode ser encontrado em tintos e brancos. Estas caixas podem ser adquiridas através do site www.aromasdovinho.com.br.




Com os sentidos aguçados o próximo passo é partir para um curso de vinhos. Duas boas escolas são o Senac www.sp.senac.br  e a The Wine School www.thewineschool.com.br, que ministra no Brasil os cursos do Wine & Spirits (WSET), cuja sede é em Londres.


Sensibilidade apurada aliada aos conhecimentos adquiridos em um bom curso irão diferenciar o mero entendedor de vinhos de um verdadeiro apreciador. E apreciadores são humildes, valorizam a qualidade e bebem com prazer, partilhando estas experiências com todos aqueles que também o apreciam.
Então tomo emprestadas as palavras do Amyr Klink para lembrar que humildade deve estar sempre presente sempre que estivermos em volta do vinho, sobretudo quando um novo apreciador começa a despertar para este mundo.
"Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
No que diz respeito ao vinho, precisamos ir ver, cheirar, provar e ouvir o bater das taças para desejar a todos:
Saúde!

3 comentários:

Alex Copetti de Araujo disse...

É um enorme prazer encontrar um novo blog de vinho. E mais prazeroso ainda é ler o seu, Sonia. Parabéns e sucesso!! Abração!

Madame do Vinho disse...

Obrigada Alex! É um prazer contar com teu apoio nesta jornada.
Este blog fica também a tua disposição para divulgar o bom trabalho que você desenvolve aí em Urussanga.
Sucesso para todos nós!

Lizete Vicari disse...

Sonia que belo texto, adorei!
Quanta clareza, todos somos munidos destas ferramentas, é só abrir as narinas e o coração!
Saúde!!!
Beijo