terça-feira, 26 de junho de 2012

Istituto del Vino Italiano di Qualitá


Um grupo de dezenove renomados produtores italianos de vinhos, autênticos representantes das mais importantes regiões vitivinícolas da Itália, se reuniu em 2004 para fundar o Istituto del Vino Italiano di Qualitá Grandi Marchi.
A lista é impecável: Alois Lageder, Ambrogio e Giovanni Folonari Tenute, Antinori, Argiolas, Biondi Santi, Ca'del Bosco, Carpenè Malvolti, Donnafugata, Gaja, Jermann, Lungarotti, Masi, Mastroberardino, Michele Chiarlo, Pio Cesare, Rivera, Tasca D'Almerita, Tenuta San Guido e Umani Ronchi.
Marcas individualmente reconhecidas por consumidores e especialistas. Porém, qual é o caráter comum a estes vinhos? Qual é a marca que querem deixar para o mundo? Foi a partir destes questionamentos que o Istituto Grandi Marchi estabeleceu como missão divulgar sua cultura, educar os consumidores e mostrar o verdadeiro valor dos vinhos italianos nos mercados internacionais.
Valores que foram construídos sobre tradições familiares e paixão pelo vinho, e que se fazem representar por um caráter que revela elegância, estrutura e a marca de seu território de origem. Tudo isso aliado a uma natural vocação gastronômica, afinal o vinho italiano é feito para acompanhar a comida.




Pela segunda vez o Istituto Del Vino di Qualitá Grandi Marchi desembarcou em São Paulo. Doze dos dezenove produtores integrantes foram apresentados em uma deliciosa degustação guiada por Giovanni Folonari, produtor associado, e pelo especialista brasileiro Jorge Lucki.
Ao provar cada um destes vinhos únicos fica evidente que estamos mesmo diante de exemplares de grande caráter. Vinhos com raça e elegância, que nos instigam a provar mais. Vale então um olhar, ou melhor, um paladar mais atento a diversidade oferecida por este país, aliás um dos poucos no mundo a produzir vinhos em toda sua extensão.
Diversidade de uvas locais, chamadas autóctones. Brancas como Friulano ou Pinot Grigio e tintas como Aglianico, Cannonau, Montepulciano ou Nero di Troia, só para citar algumas.
Diversidade de estilos para agradar a diferentes paladares, mas não a padrões. Identidade local é algo que o produtor italiano preza.


Mesmo já sendo parte da cultura de nós brasileiros a Itália é ainda um país com muito a ser descoberto. Em cada região um vinho distinto feito para acompanhar as delícias da culinária local. Se não é possível visitar cada canto deste país fascinante, nós brasileiros contamos com o privilégio de ter todos estes vinhos importados para o Brasil.


Alois Lageder - Mistral
Ambrogio e Giovanni Folonari Tenute - Cantu
Antinori - Winebrands
Argiolas - Vinci
Biondi Santi - Mistral
Ca' del Bosco - Mistral
Carpenè Malvolti - Franco-Suissa
Donnafugata - World Wine
Gaja - Mistral
Jermann - Cellar
Lungarotti - Mistral
Masi - Mistral
Mastroberardino - Mistral
Michele Chiarlo - Zahil
Pio Cesare - Decanter
Rivera - Vector Internacional
Tasca D'Almerita - Mistral
Tenuta San Guido - Ravin
Umani Ronchi - Expand

Para conhecer mais sobre este projeto e todas as vinícolas integrantes acessse o site www.istitutograndimarchi.it


Nenhum comentário: