terça-feira, 12 de março de 2013

Na estrada rumo ao sul do Brasil


Durante doze dias caí na estrada, literalmente. É o começo de uma longa jornada para aprofundar o conhecimento sobre o vinicultura brasileira e em busca de alguns de seus pequenos tesouros. Nesta primeira etapa parti de São Paulo passando pela costa de Santa Catarina até chegar a Serra Gaúcha. Por estes caminhos, muito além de bons vinhos, encontrei projetos surpreendentes, lugares de grande beleza, cultura única e uma gente sempre generosa e hospitaleira, que com muito trabalho, amor e fé continuam a escrever a história desta região maravilhosa que é o sul do Brasil.
Uma história que vale a pena ser contada!


O desenvolvimento destas áreas foi impulsionado pelo trabalho de italianos, alemães, portugueses, espanhóis, suíços, poloneses, ucranianos e tantos outros povos que emigraram para o Brasil a partir da segunda metade do século XIX movidos pelo desejo de uma vida melhor que a que tinham em seus países de origem e pela vontade de construir algo de bom para si mesmos, suas famílias e para as futuras gerações. 
Isso me fez lembrar em particular de uma foto que encontrei há alguns anos atrás durante minhas pesquisas e que mostra um grupo de italianos aguardando a partida no porto de Gênova rumo ao Brasil. A foto acompanhava a resposta de um italiano a um Ministro de Estado de seu país a propósito das razões que estavam determinando a emigração em massa:

"Que coisa entendeis por uma nação, Senhor Ministro?
É a massa dos infelizes?
Plantamos e ceifamos o trigo, mas nunca provamos o pão branco.
Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho.
Criamos animais, mas não comemos a carne.
Apesar disso, vós nos aconselhais a não abandonarmos a nossa pátria? 
Mas é uma pátria a terra em que não se consegue viver do próprio trabalho?" 




Mesmo com tantos sonhos e esperanças de uma vida melhor na nova pátria a trajetória dos imigrantes italianos foi marcada por muitas dificuldades e trabalho duro em propriedades do interior onde só havia mato, onde não chegavam estradas e muitas vezes onde não havia abrigo adequado. 
Foi com espírito empreendedor que este povo superou as adversidades transformando as distantes terras do sul do Brasil em uma próspera região. Seus traços culturais se combinaram aos recursos naturais e às características de cada lugar onde se estabeleceram, deixando um legado histórico e cultural que pode ser percebido sobretudo na arquitetura, na culinária e nos vinhos.
É este espírito empreendedor e um saber fazer adquirido que hoje continua a mover a vida e os sonhos dessa boa gente, que preserva suas tradições e as belezas da região para que não se percam seus mais profundos valores ao mesmo tempo em que agrega o novo.
É um povo, um lugar e uma cultura que merecem ser melhor conhecidos e entendidos. Viajamos mundo afora, admirando suas belezas e absorvendo as referências de cultura, educação e produção, porém é preciso também conhecer nossa própria história e referências para entender nossas origens e o presente em que vivemos.
A partir de agora convido todos a seguir comigo por estas estradas e apreciar todas estas histórias que vou contar aqui.












Nenhum comentário: