quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Suco de uva, é bom, é do Brasil!


Hoje quero falar com vocês sobre algo delicioso e saudável: suco de uva do Brasil, integral, sem adição de açúcar e sem conservantes. Fazia tempo que eu queria falar sobre este produto tão brasileiro, cheio de qualidade, sabor e alto valor nutricional.



Sabiam que suco de uva é cheio de benefícios para a saúde, assim como o vinho?
Segundo a Dra. Caroline Dani são muitos os benefícios do consumo diário do suco de uva:
- prevenção de doenças cardiovasculares
- proteção para o sistema nervoso central contra os danos causados pelo envelhecimento, melhorando a memória e ajudando na prevenção de doenças como o mal de Parkinson
- ação antioxidante, auxiliando inclusive na prevenção e tratamento do câncer
- proteção do fígado pela ação dos polifenóis
- redução no ganho de peso e no acúmulo de gordura abdominal

A Dra. Caroline, gaúcha da cidade de Flores da Cunha, tem toda a propriedade para tratar do assunto. É biomédica com mestrado e doutorado pela UFRGS, e é professora titular do Centro Universitário Metodista IPA. Há 10 anos estuda e pesquisa sobre os benefícios da bebida e tem se tornado referência no Brasil e no mundo sobre o assunto. 
Todos estes benefícios são decorrentes do alto teor de polifenóis e flavonóides presentes na bebida. Isso ocorre em função do processo de produção do suco integral. O sumo da uva é prensado e logo em seguida pasteurizado. O aquecimento do suco, a uma temperatura em torno de 85 graus, é responsável pela transferência dos compostos fenólicos ao suco, como o resveratrol, já bem conhecidos por estes tantos benefícios para a saúde.




Sabiam também que o suco de uva produzido no Brasil é o melhor do mundo?
Essa qualidade é atribuída ao fato do suco produzido por aqui ser integral, isto é, durante o processo de produção não há retirada de água para concentração do suco e não há adição de açúcar nem de conservantes. O fato de ser integral favorece a preservação de 100% dos polifenóis naturais da uva.
Ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos por exemplo, maior produtor do mundo em volume, o suco produzido é o chamado reconstituído. Durante o processo de produção a água é retirada, extraindo junto parte da carga de polifenóis. Depois este suco é reconstituído com água, podendo também ser adoçado. Porém já terá perdido parte dos elementos benéficos para a saúde.

Pela legislação, para ser considerado suco, de uva ou de qualquer outra fruta, o produto deve conter 100% do sumo da fruta. Alguns podem até conter um pouco de água devido à viscosidade, como é o caso da manga, mas não é permitida adição de aromas e nem corantes artificiais. Até pode conter açúcar, porém o termo "adoçado" deverá obrigatoriamente aparecer no rótulo.

E você sabe a diferença entre os diferentes produtos oferecidos no mercado? Fique atento aos rótulos, porque além do suco integral ou reconstituído, você encontra nas prateleiras:

- néctar, que contém de 30 a 50% do suco da fruta. O suco é diluído em água e por isso é considerado "bebida à base de fruta". Costuma conter açúcar e pode também ter corantes e conservantes.

- refresco, contendo de 10 a 30% do suco da fruta. Concentra menos suco e mais aditivos do que o néctar. Também leva água e açúcar.



No Brasil o suco de uva é produzido com as uvas híbridas ou americanas. As mais utilizadas são Bordô, Concord e Isabel para os tintos e Niágara para os brancos.
Nos últimos anos, com a divulgação dos benefícios e da qualidade do produto brasileiro, o consumo aumentou significativamente, assim como a produção, totalmente absorvida no mercado interno. Tanto que os produtores não dão conta de produzir para exportar.

O suco integral brasileiro não tem adição de açúcar, porém contém frutose, o açúcar natural das frutas. Por isso a dose diária de consumo recomendada para o ganho dos benefícios, sobretudo no que diz respeito a quem quer cuidar do peso, é de 300 a 500ml por dia.
Praticamente todas as vinícolas já oferecem o produto em garrafas com estes volumes e também em embalagens de 1 litro, para cuidar da saúde de toda a família.

Então que tal trocar o refrigerante e outras bebidas artificiais por um gostoso copo de suco de uva integral?
Com ele você pode também preparar uma das mais gostosas e tradicionais sobremesas servidas no Rio Grande do Sul, o sagu. Se o peso estiver em dia, então vale a pena acompanhar com creme de baunilha, como fazem lá no sul. É uma das minhas sobremesas favoritas!




Hoje o brinde a saúde é com suco de uva, que é bom e é do Brasil!








Nenhum comentário: